segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O oitavo devocional

Com qual finalidade o Cordeiro de YHWH se entregou por nós? Segundo foi escrito a Tito, o nosso Salvador "se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." (2.14)

Segundo o dicionário, iniquidade é desigualdade, e procurando esta palavra no contexto do Antigo Testamento, seu significado espiritual é de pecado contra o próprio Criador de todas as coisas, enquanto a impiedade (2.12) significa pecado contra o próximo.

Mas como, então, se dá a ofensa contra YHWH? De uma maneira geral, todo pecado que não é contra o próximo, é contra o nosso Pai. Sendo mais específico, todo tipo de adoração ou comemoração mundanas, bem como todo pecado sexual, são iniquidades. E assim sendo, ter relações com um animal sem dono não é uma ofensa ao próximo, porém o é a si mesmo e ao Altíssimo. Festejar o ano novo, num memorial ao deus das entradas e das saídas, Jano, por exemplo, não ofende a ninguém senão ao que tem seu nome no nosso DNA, YHWH (ainda que você comemore a data entre irmãos), assim como não faz sentido o crente dar doces em dia de Cosme e Damião, nem participar do dia das bruxas (a característica da oferta determina para qual divindade esta é feita). O primeiro e maior Mandamento, ignorado por quase todas as religiões, foi guardado (e ensinado) pelo Nazareno, e pode, facilmente, ser guardado por mim e por ti, para que nos tornemos um povo exclusivamente seu.

28 de novembro de 2020

Leituras de apoio:
Marcos 12.28+
Êxodo 20

pt.wikipedia.org/wiki/Jano

Nenhum comentário:

Postar um comentário