quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Alguém já viu o Criador de todas as coisas?

Apesar de parecer que sim, por causa das visões que os profetas tiveram, o que está afirmado nas Escrituras é que não. Quando Moisés pediu para ver YHWH, a resposta divina que recebeu foi uma revelação definitiva que abrange a todo ser humano, de todas as épocas:

“Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. (…) E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” Êxodo 33:20,23 ACF

O apóstolo dos gentios que fora, antes de seu chamamento divino, um zeloso praticante das Escrituras, conhecedor da Lei dada a Moisés e dos Profetas (alguns que chegaram a ver, com seus espíritos arrebatados, a aparência do Criador no seu Trono), afirmou claramente a Timóteo, catorze anos depois de ter sido arrebatado ao terceiro céu:

“Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” 1 Timóteo 6:16 ACF

Com a mesma clareza, o apóstolo do Livro das Revelações (Apocalipse), quando discorria acerca do amor, testificou do mesmo entendimento ao respeito do Pai das luzes:

“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.” 1 João 4:12 ACF

Lembrando que a abnegação e relacionamento de ambos os apóstolos com o primogênito de entre os mortos eram intensas e indubitáveis, ambos dispostos a morrer pelo Salvador, com quem um deles demonstrou conversar “face a face” assim como Moisés conversara:

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:7-10 ACF

O Todo-poderoso é tão glorioso e puro, que nem mesmo alguns seres celestiais que voam perto dele podem ver seu rosto, conforme relatado na visão de Isaías:

“Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.” Isaías 6:2 ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário